Dê poderes ao seu e-mail

ative o arquétipo do explorador

Saudações,

Você já deve ter percebido que estou compartilhando meus aprendizados no âmbito profissional de uma maneira diferente, por meio de narrativas. Hoje não será diferente. Vou trazer a história de um jovem que saiu de sua casa com uma mochila nas costas para explorar o mundo.

O explorador, expresso muitas vezes na narrativa do herói aventureiro, é um arquétipo que me fascina. As principais características desse arquétipo são liberdade, aventura, independência, ambição, autodescoberta e autossuficiência. O arquétipo do explorador, quando ativado, leva a pessoa por uma aventura, provocando-a a descobrir o mundo por si mesma.

Diariamente, há muitos desses heróis em busca de conhecimento. Eles desvendam mistérios, descobrem novas tecnologias, encontram soluções simples para problemas complexos, comunicam o que acontece distante de nós. São heróis que saem de sua zona de conforto e se expõem para que você receba o elixir que eles trazem da jornada percorrida.

Há uma década, um desses jovens saiu de sua cidade natal, Florianópolis, e foi em busca de conhecimento. Ele tinha certeza de que essa seria a única forma de voltar para o seu lar com forças suficientes para fazer a diferença. O jovem passou fome, frio, dor e tristeza. Seus pais, falecidos, acompanhavam a jornada dele com os ensinamentos que deram em vida. A solidão forrava o chão por onde esse jovem pisava.

O mantra dele era Provérbios 4:7-9.

Ele foi açougueiro, pintor, calceteiro, servente de obras, garçom, barman e auxiliar em diversas funções, além de cobrador de ônibus. Como cobrador de ônibus, permaneceu quatro anos, conciliando com os estudos que o formaram na faculdade da vida. Graduou-se em jornalismo, tornou-se mestre e doutor. No entanto, o maior aprendizado que adquiriu na jornada foi no diálogo diário com as pessoas. Para além do conhecimento adquirido, ele conquistou sabedoria. O arquétipo do explorador se uniu ao conhecimento, ativando o arquétipo do sábio.

Hoje, ele compartilha todo o aprendizado com quem quiser aprender. E não é pouco o que esse jovem tem para compartilhar. O ativo capaz de transformar o mundo em um lugar melhor é o conhecimento, e ele o envia para o seu e-mail. Talvez você ainda não tenha ativado o arquétipo do explorador, mas pode aproveitar o que esse jovem tem para compartilhar. Dê poder ao seu e-mail, inscreva-se na newsletter!

Atenciosamente,

Prof. Dr. Reginaldo Osnildo

Reply

or to participate.