Desafios da Inteligência Artificial

Direitos autorais, substituição humana e o futuro da criatividade

Saudações,

Hoje a reflexão que trago é sobre o limite que a inteligência artificial está cruzando e que não estamos percebendo. Durante o texto, ainda faço uma mea culpa, ao usar as inteligências artificiais e ultrapassar esse limite.

Já explico.

A revolução da Inteligência Artificial está desencadeando greves e processos judiciais, já que atores, roteiristas e artistas se unem contra a exploração de suas imagens e trabalhos por empresas de IA. A batalha por direitos autorais e controle sobre o uso de dados pessoais está se intensificando, refletindo preocupações sobre o futuro da criatividade e da privacidade.

O confronto entre o poder das empresas de IA e a proteção dos direitos individuais está moldando o novo cenário da Inteligência Artificial. Os atores terão que se preocupar em observar seus contratos, caso os estúdios de Hollywood tenham, de alguma forma, direito sobre suas imagens utilizadas por inteligência artificial para toda a eternidade. Por exemplo, eles gravam uma vez e a inteligência social faz todo o processo reviver aquela gravação infinitas vezes em cenas inimagináveis, e isso é apenas o começo.

Quando estava no mestrado, fiz um artigo científico e acabei não publicando porque havia tanta coisa para se preocupar que me concentrei propriamente na dissertação, mas esse artigo tratava de um cara incrível: Jack Kirby.

A aula era sobre estética e eu precisava, de alguma forma, interpretar ou discorrer sobre a estética produzida por Jack Kirby em seus quadrinhos.

Hoje, qualquer pessoa tem acesso à estética criativa de Jack Kirby.

Caso você não o conheça, o artista dos quadrinhos deixou um legado que abrange desde a fundação do Universo Marvel até o Quarto Mundo da DC. Suas criações moldaram a indústria dos super-heróis. Do Capitão América ao Surfista Prateado, do Hulk aos X-Men, suas contribuições marcaram gerações e revolucionaram a narrativa e o design dos quadrinhos.

Recentemente, testei solicitar ao MidJourney que produzisse uma imagem com a estética Kirbyana. Segue abaixo o resultado:

Sou culpado por me apropriar dos traços de Jack Kirby com a IA.

Li na Inside que profissionais da Adobe estão preocupados com a capacidade de os produtos gerados com inteligência artificial pela empresa resultarem em prejuízo para a própria empresa, já que várias agências estão demitindo seus colaboradores e, consequentemente, precisando de menos licenças da Adobe para operacionalizar essa agência.

Sem contar que hoje existem profissionais treinando inteligências artificiais que vão substituí-los em breve. Os profissionais que costumam atender as pessoas por telefone, por exemplo, estão sendo substituídos por inteligências artificiais em ChatBots. É uma ironia do destino que eles precisem alimentar essas ferramentas com todo o seu conhecimento para depois não serem mais necessários. E você tem outros exemplos de situações em que a inteligência artificial pode, de alguma forma, ocupar o nosso lugar? Ou ainda acha que isso é coisa de ficção científica?

Desejo a você um excelente dia e nos vemos amanhã, no mesmo horário, às 7h.

Que Deus o abençoe.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Reginaldo Osnildo - @dr_arquetipo

Reply

or to participate.