• @dr_arquetipo
  • Posts
  • Desafios e oportunidades na era digital: o papel do guardião do limiar

Desafios e oportunidades na era digital: o papel do guardião do limiar

“Eis um sonho que revela o sentido do primeiro aspecto do guardião do limiar, o aspecto de proteção. É melhor não desafiar o vigia dos limites."

Saudações,

Sou só eu ou você também sentiu que este olhar sobre o limiar que publiquei recentemente e sobre o guardião do limiar estão sendo provocativos? Caso você também tenha sentido isso, estou cumprindo com meu objetivo. Hoje tem mais. O guardião do limiar fugiu dos mitos e está na palma da sua mão. Você já vai entender.

Boa leitura.

Por muito tempo era necessário que o herói percorresse a jornada e voltasse para o mundo comum para só então a gente entender o que era possível viver em termos de aventura. Claro que eu estou falando num cenário onde a comunicação se limitava à oralidade e os heróis da tribo saíam pra caçar. Os mercadores foram também propagadores da aventura, eram eles que navegavam pelos mares e traziam relatos de outros continentes.

Os caixeiros-viajantes por dentro do Brasil, por exemplo, saíam dos grandes centros urbanos e adentravam o interior do país vendendo e levando histórias que eles viviam e contavam. A jornada de sucesso custava a chegar, o mundo comum das pessoas as mantinham ali. A comunidade bastava, poucos eram os que tinham interesse em conhecer além das fronteiras. Os que saíam eram para estudar fora, para trabalhar. Não havia muita expectativa em termos de mudança.

Hoje é diferente, o limiar não existe mais; o limiar é digital, está na palma da mão. Hoje conseguimos acessar a vida e a jornada de muitas pessoas, e elas nem precisam ter terminado a sua jornada para nos inspirar a seguir o mesmo caminho que elas.

O guardião do limiar no virtual é o próprio usuário, um call to action move-o pelo limiar. O poder de decidir sobre a própria trajetória está na palma da mão, por incrível que pareça, e o marketing sabe disso. Quantas pessoas já apareceram na sua rede social oferecendo diversos tipos de cursos, não é? Joseph Campbell aponta que o desconhecido, seja ele uma selva, um deserto, o fundo do mar ou uma Terra que não conhecemos, são campos livres onde projetamos conteúdos inconscientes. Ou seja, quando eu não conheço um lugar, eu imagino, e o guardião do limiar que nos habita é que vai nos dizer, sugerir ameaças ou fantasias sedutoras, misteriosas, nostálgicas, etc.

De certa forma, a jornada é isso: aceitar o chamado e seguir a aventura, passar pelo limiar, abandonar o que é conhecido e enfrentar o que é desconhecido, lidar com os riscos, aprender no processo e ter coragem para tudo o que vier pela frente.

“Eis um sonho que revela o sentido do primeiro aspecto do guardião do limiar, o aspecto de proteção. É melhor não desafiar o vigia dos limites estabelecidos. E, no entanto, somente ultrapassando esses limites, provocando o outro aspecto, destrutivo, dessa mesma força, o indivíduo passa, em vida ou na morte, para uma nova região da experiência.”

Quando o indivíduo aceita esse chamado e atravessa o limiar, deixa o que é conhecido para trás, ele entra num processo em que Campbell chama de "o ventre da baleia". Hoje, o ventre da baleia é o Hotmart, uma plataforma de curso e mentoria, é a graduação ou tudo aquilo que vá preparar o herói para a sua jornada.

Brinquei com a questão de que hoje o ventre da baleia é o Hotmart porque há muitos cursos lá, mas a ideia de preparação é literalmente fazer com que o herói entenda como vencer os seus obstáculos ou ainda esteja preparado psicologicamente ou esteja forte fisicamente caso a jornada seja uma competição esportiva ou algo assim.

E aqui entra novamente o guardião do limiar, no digital não temos mais gárgulas, dragões, leões, temos outros impeditivos: a falta de recurso financeiro, a falta de tempo, a falta de vontade, a falta de uma escolha que nos tire da comodidade de não precisar escolher, apenas deslizar a tela para cima e ver o próximo vídeo.

No passado, poucas narrativas míticas eram a inspiração. Hoje são tantas narrativas de vida para inspirar que há muitos jovens que preferem não aceitar chamado algum. O limiar está ali, e eles impedem a si mesmos de seguir adiante.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Reginaldo Osnildo

Reply

or to participate.