• @dr_arquetipo
  • Posts
  • Desbravando os limites: o guardião do limiar e a jornada do herói

Desbravando os limites: o guardião do limiar e a jornada do herói

O meu guardião do limiar é um, o seu é outro, o da pessoa que você vai compartilhar esse texto é outro.

Saudações,

Dentro dos estudos de Joseph Campbell, há um momento chave em que ele menciona o guardião do limiar. Nesse momento, o herói já está em sua aventura, e as forças do destino o ajudam a guiá-lo até lá. É um pouco da lógica do que conversamos ontem, quando eu falei sobre as fronteiras invisíveis e as portas que se abrem a partir das boas-vindas. Em algum momento, precisaremos de permissão para passar ou ser convidados a entrar. E é sobre isso que falaremos hoje.

Boa leitura.

Quando queremos uma carreira ou decidimos estudar algum tipo de curso específico, seja uma graduação ou um curso livre, ou aprender algo novo, estamos embarcando em uma jornada. Esse processo de novos conhecimentos, desafios e dificuldades que encontramos faz parte desse universo trilhado por nós, heróis de nossa própria história.

Quando saímos da casa de nossos pais ou mudamos de cidade para conhecer pessoas, para encontrar novas oportunidades de trabalho, ou seja lá qual for o motivo, também estamos ingressando em uma jornada. Essa jornada será difícil. Haverá dificuldades e, mais do que isso, encontraremos em muitos momentos os guardiões do limiar.

O guardião do limiar pode ser aquele funcionário ou funcionária do RH que te entrevista em uma oportunidade de emprego. Pode ser aquela pessoa pela qual você está interessado em um relacionamento, e ela ainda não abriu a possibilidade de você entrar em sua vida. Pode ser o banco que ainda não liberou o financiamento de sua casa, de seu carro, de sua viagem ou de seu intercâmbio.

Nas palavras de Joseph Campbell, no livro O herói de mil faces, "esses defensores guardam o mundo nas quatro direções - assim como em cima e embaixo -, marcando os limites da esfera ou horizonte de vida presente do herói." São os Guardiões de qualquer direção, ou seja, tudo pode acontecer, e isso assusta a maioria das pessoas. Primeiro, porque as pessoas têm medo de que o guardião não vai deixá-las passar; depois, o medo é transferido para o que pode vir a acontecer. E as pessoas que têm medo dificilmente alcançam o sucesso em sua jornada.

Quando o mitólogo analisou as inúmeras narrativas míticas que fazem parte da cultura da humanidade e escreveu o livro O herói de mil faces, ele estava conversando com o leitor. Tá certo que é uma leitura densa, mas também é acessível. Se você abrir os olhos, pode enxergar a mensagem que é direcionada para você. Eu separei uma parte aqui:

"Além desses limites, estão as trevas, o desconhecido e o perigo, da mesma forma como, além do olhar paternal, há perigo para a criança e, além da proteção da sociedade, perigo para o membro da tribo. A pessoa comum está mais do que contente, tem até orgulho, em permanecer dentro dos limites indicados, e a crença popular lhe dá todas as razões para temer tanto o primeiro passo na direção do inexplorado."

Tudo diz que lá fora está um mistério, um caos, a morte. E o conforto do lar ou o conforto da situação em que nos encontramos é cômodo. Para que vou sair em busca de novos desafios se estou bem assim?

Perceba que você é o guardião do limiar. Você é a força que guarda as quatro direções, ou acima ou abaixo. E se você realmente quiser, mas eu digo de verdade, se você realmente tiver interesse genuíno em seguir adiante, em buscar aquilo que te pertence, que te foi prometido, que está escrito nas estrelas para ser seu, você conseguirá. Nada vai te parar, a não ser você mesmo.

"Ah, professor, mas estou tanto tempo nessa situação que está bom para mim."

É você que define onde termina o seu mundo comum, o seu território conhecido e o que há de ser explorado, não eu. O meu guardião do limiar é um, o seu é outro, o da pessoa que você vai compartilhar esse texto é outro. Só nós sabemos a jornada que queremos (quando sabemos) e como faremos para chegar lá.

Sucesso na jornada, e amanhã eu trago mais um texto sobre essa questão do limiar que estou gostando bastante de falar sobre. Um forte abraço e fique com Deus.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Reginaldo Osnildo

Reply

or to participate.