• @dr_arquetipo
  • Posts
  • O segredo que utilizo para deixar meus alunos engajados e como você pode aplicar ao seu negócio

O segredo que utilizo para deixar meus alunos engajados e como você pode aplicar ao seu negócio

Na segunda-feira, dia 21, tive uma conversa muito séria com meus alunos de cinema

Saudações,

Na segunda-feira, dia 21, tive uma conversa muito séria com meus alunos de cinema. Falei sobre o trabalho do semestre passado e o quanto eles estavam deixando de projetar o próprio futuro, pois se preocupavam apenas com as notas. O que discutimos faz parte da estratégia que aplico para manter meus alunos engajados, uma estratégia que você também pode utilizar em seu negócio.

 

Há alguns anos, leciono no curso de Cinema da Universidade do Sul de Santa Catarina em Tubarão. A primeira disciplina que ministrei para essa turma foi "Narrativas Ficcionais", a base teórica da minha tese de doutorado. Pensei que ficaria apenas nessa disciplina, tendo uma participação solitária para compartilhar minhas pesquisas. Isso era o que eu imaginava na época.

 

Entretanto, fui convidado novamente para lecionar no curso no semestre passado, quando ministrei "Processos Fotográficos". Essa oportunidade me permitiu colocar em prática tudo o que estudei sobre o fortalecimento da imagem em minha dissertação de mestrado. Foi uma experiência incrível da qual aprendi muito. Desenvolvi até uma metodologia para a disciplina que em breve pretendo compartilhar com a comunidade acadêmica.

 

No trabalho final do semestre passado, os alunos ficaram responsáveis por fotografar aquilo que está à mostra, mas muitas vezes passa despercebido. Surgiram trabalhos belíssimos, abordando temas como os pescadores, animais abandonados, o lixo descartado sem cuidado, mensagens deixadas na cidade, os trabalhadores negligenciados no cotidiano, a natureza e outros olhares.

 

Claro que para extrair tamanha dedicação dos estudantes, é necessário demonstrar que a nota não é o único aspecto importante. Isso requer habilidade na comunicação, sendo transparente e sincero para que os alunos se engajem durante todo o processo de ensino-aprendizagem. O aluno que encara a escola ou a graduação apenas como busca por notas não consegue produzir trabalhos de qualidade ou explorar seu potencial máximo. Isso não quer dizer que eles não sejam alunos motivados; afinal, eles decidiram cursar a faculdade em algum momento, e essa é a principal razão que os trouxe até aqui.

 

Ter uma motivação para estudar não garante sucesso; é essencial visualizar constantemente o próprio futuro, transformando essa motivação em um desejo ardente, um sonho a ser realizado. Isso é o que gera verdadeiro engajamento.

 

Se você chegou até aqui buscando compreender como utilizo a comunicação para manter meus alunos engajados, permita-me revelar meu segredo: mostro a eles que não estão fazendo o material, atividade, tarefa, prova, trabalho ou qualquer nome que se dê ao processo apenas para mim. Eles o fazem por si mesmos. Estão construindo um portfólio e adquirindo experiências para aplicar no mercado de trabalho, o que os leva a dar o melhor de si.

 

Da mesma forma que tenho essa conversa franca com meus alunos, instigando-os a visualizar seu próprio amanhã e futuro, essa deveria ser uma prática comum em todas as empresas. Afinal, assim como meus alunos precisam estar engajados para construir seu próprio futuro, os colaboradores de uma empresa precisam compreender o futuro para o qual a empresa está caminhando e se enxergar nele. Somente assim poderão estar verdadeiramente engajados. Motivação eles têm; afinal, as contas não param de chegar. Engajamento, porém, é outra história.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Reginaldo Osnildo

Reply

or to participate.