Quantos arautos você já ignorou?

Entenda a importância desse arquétipo

Saudações,

Há algum tempo atrás, eu achava que era dono da razão. Tratava as pessoas de forma errada e entendia que estava certo, mesmo agindo como um babaca. Foi difícil para mim reconhecer que estava errado, mas depois que fiz isso, minha vida mudou consideravelmente.

Hoje, olhando à distância para um passado que nunca mais voltará, mas que me rendeu bons aprendizados, identifico um arquétipo em pessoas que tentavam me alertar.

Provavelmente, você já se deparou com pessoas que vieram lhe dizer que Deus tem um propósito para sua vida e você ignorou. Talvez pessoas que vieram dizer que você tinha certas habilidades e que está desperdiçando tudo. Ou ainda aquela pessoa que acredita em seu potencial empreendedor, mas você não acredita.

Pois bem, essas pessoas expressam e interpretam ativamente o arquétipo do arauto. Christopher Vogler, na obra A jornada do escritor: estrutura mítica para escritores, defende que os arautos têm a função psicológica de anunciar que a mudança é necessária. Segundo o autor, sabemos que estamos prontos para a mudança e esquecemos o mensageiro que nos fará enxergar que chegou o momento.

Quando ativamos a jornada do herói, não apenas nos deparamos com arautos, mas também temos a possibilidade e a virtualidade de negar a jornada do herói, de não querer seguir pelo caminho que nos leva ao nosso objetivo, ao elixir. A vida é mais complexa que uma narrativa, mas a complexidade das narrativas de alguma forma explica a vida ou se imbrica a ela, fazendo com que muitas vezes os arquétipos que enxergamos em personagens de ficção sejam reflexos nossos.

Repito a pergunta que fiz no título: quantos arautos você já ignorou?

Pare, pense e tente enxergar com certo distanciamento quantas pessoas vieram até você tentando dar movimento à sua vida, tentando transformar suas ações em algo positivo, em algo que de alguma forma o levasse para fora de sua zona de conforto, de seu mundo comum, inclusive fazendo-o visualizar cenários de sucesso, prosperidade e paz; e você simplesmente disse não?

Hoje, eu sou um arauto e provoco você a colocar seus sonhos em ação. Vai me ignorar também?

Você precisa compartilhar esse texto com aquela pessoa que precisa dessa palavra.

Atenciosamente

Prof. Dr. Reginaldo Osnildo

Reply

or to participate.