- @dr_arquetipo
- Posts
- Superando obstáculos na jornada: o guardião do limiar como aliado
Superando obstáculos na jornada: o guardião do limiar como aliado
Em cada portão de entrada para um Novo Mundo haverá guardiões tentando impedir a passagem.

Saudações,
O texto de ontem meio que foi para pegar no pé de quem não quer aceitar o chamado e lutar pelo seu próprio futuro. Mas hoje eu decidi que eu vou falar com você que já está na luta. Mais ou menos. A ideia ainda é falar do guardião do limiar, mas agora pensando nele como um obstáculo e não como um vilão. Espero que goste.
Boa leitura.
Apresentei nos textos anteriores sobre o limiar alguns olhares de Joseph Campbell sobre esse momento que o herói enfrenta. Mas tem um pesquisador que acaba tendo um olhar mais direcionado ao cinema que também fala sobre esse guardião, Christopher Vogler escreveu A jornada do escritor. Ele olhou para os estágios que Joseph Campbell percebeu nas narrativas míticas e desenvolveu um modelo de 12 passos que qualquer um pode aplicar. É dele que surge o termo "jornada do herói", Joseph Campbell chamava esse processo de "monomito", um único mito que muda de faces, por isso O herói de mil faces.
Vogler diz que todo herói encontra obstáculos na jornada. Ele defende que em cada portão de entrada para um Novo Mundo haverá guardiões tentando impedir a passagem. Esses guardiões são ameaçadores, mas podem ser superados ou virar aliados. Claro que o contexto que Vogler traz é no sentido de construção narrativa, mas também é possível pensar essa relação que há entre o vilão e o guardião do limiar como aquilo que de alguma forma imaginamos como sendo o vilão de nossa própria história. Pessoas que muitas vezes não são vilões, são pessoas que nos querem bem, mas que nos impedem de seguir em frente.
“Na vida cotidiana, provavelmente você já encontrou resistência quando tenta fazer uma mudança positiva. As pessoas em volta, mesmo as que gostam de você, muitas vezes relutam em vê-lo mudar. Estão acostumadas às suas neuroses e sabem conviver com elas, às vezes até se beneficiando disso. A ideia de uma mudança em você as ameaça. Se elas resistem, é importante que você perceba que estão apenas funcionando como um Guardião de Limiar, testando você, para verem se está mesmo determinado.”
Como vencer alguém que queremos bem, mas está sendo um impeditivo? Torne essa pessoa sua aliada.
Na jornada do herói não há só inimigos, o herói também encontra aliados pelo caminho, e são os aliados muitas vezes que fazem com que a jornada seja cumprida, com que o herói consiga chegar até o final e conquistar o seu objetivo. Se alguém está te impedindo de seguir adiante, sendo um guardião do limiar impedindo que você desbrave o mundo, talvez você precise mostrar o quanto seguir por essa jornada pode de alguma forma tornar você uma pessoa melhor, fazer com que você evolua, e mais do que isso, que você possa voltar e contribuir não só com essa pessoa que neste momento te impede de seguir adiante, mas com muitas outras.
Costumo dizer que tudo é narrativa de venda, inclusive defendo o posicionamento. O que você precisa é convencer essa pessoa que te impede, seja sincero, autêntico e vai dar tudo certo.
Tenha fé!
Afinal, seguir uma jornada rumo ao desconhecido, acreditar que vai chegar no final feliz, é ter fé, e aqui nem estou falando em espiritualidade, mas sim em virtualidade, que nada mais é do que você imaginar um caminho possível que ainda não existiu, que ainda não existe, mas que à medida que você vai percorrendo, ele se torna e ele é atualizado, passando a existir. Ou seja, mesmo que ele ainda esteja na sua cabeça de forma virtual, esse caminho existe. Quando você completar ele, não existirá apenas para você, mas para os outros também.
Não deixe que ninguém impeça você de seguir adiante. Só você pode seguir com a própria jornada, mais ninguém.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Reginaldo Osnildo
Reply