• @dr_arquetipo
  • Posts
  • O poder do coworking: moldando o futuro do trabalho

O poder do coworking: moldando o futuro do trabalho

O coworking revolucionou a maneira como trabalhamos, colaboramos e prosperamos juntos

Saudações,

A título de curiosidade o dia mundial do coworking é comemorado todo dia 9 de agosto, uma data que referencia as origens do movimento coworking no mundo.

Vários sites reforçam por aí que o conceito de coworking nasceu em 1999, quando Bernie de Koven, um designer de jogos, cunhou o termo para descrever um ambiente virtual de colaboração. Outros sites apontam que somente em 2005 o termo se cristalizou na forma que conhecemos hoje, graças a Brad Neuberg, que transformou a ideia em um espaço físico colaborativo. O primeiro espaço de Coworking, que se tem notícia, foi fundado em São Francisco, Califórnia, e abriu as portas para profissionais e empresas que buscavam um local para trabalhar, interagir e criar em conjunto.

Os espaços de coworking se tornaram verdadeiros centros de interação, criatividade e eficiência. O objetivo desses espaços é estabelecer conexões, compartilhar experiências e criar oportunidades de negócios, impulsionando o crescimento.

Os coworkings de hoje não são apenas espaços de trabalho, mas ecossistemas vibrantes que promovem a inovação e a colaboração. Esses ambientes são projetados para inspirar produtividade e criatividade, ao mesmo tempo em que oferecem a flexibilidade necessária para atender às diversas necessidades de profissionais e empresas. O coworking tornou-se uma comunidade onde pessoas de diferentes setores se reúnem, compartilham ideias e impulsionam uns aos outros para o sucesso (por vezes são o endereço jurídico para empresas nativas digitais).

Escolha seu espaço, expanda seu networking

Um dos principais princípios do coworking é a otimização de espaço. Não importa se você é um profissional independente ou uma empresa estabelecida, há opções para todos os gostos e necessidades. Os espaços de coworking oferecem não apenas um local de trabalho, mas também um terreno fértil para expandir seu networking e criar oportunidades de negócios. Ao compartilhar um ambiente com outros profissionais e empreendedores, você se expõe a novas perspectivas e conexões valiosas.

Os coworkings não apenas abrem portas para novos relacionamentos, mas também oferecem espaços ideais para reuniões com clientes e colaboradores. Escritórios privativos e salas de reuniões permitem que você conduza seus negócios de maneira profissional e eficiente. Além disso, trabalhar em um ambiente de coworking elimina distrações comuns do home office, permitindo que você mantenha o foco em suas tarefas e metas.

Além de todos esses benefícios, o coworking oferece uma vantagem econômica significativa em relação aos escritórios convencionais. Os custos de ter um espaço próprio são altos, incluindo aluguel, móveis e despesas operacionais. Os coworkings proporcionam uma alternativa mais acessível e sustentável, permitindo que você invista mais em sua empresa em vez de gastar com infraestrutura.

Em minha breve busca pela evolução do conceito de coworking e suas implicações no mundo do trabalho, encontrei uma solução excepcional que merece destaque: a rede Woba. Com uma impressionante presença de mais de 1600 espaços de trabalho distribuídos em aproximadamente 160 cidades brasileiras, a Woba se firma como a maior plataforma de escritórios compartilhados do país. Senti falta de alguns coworking que conheço, como o House Business Coworking, da empresária e amiga Vívian Prá Philippi, mas há muitas opções por todo o país.

Enxergo na Woba a possibilidade de encontrar o espaço de trabalho perfeito em cada ponto do país, o que permite conciliar viagens de negócios com uma estrutura adaptável ao momento. Dos corações das metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, passando por cidades vibrantes como Belo Horizonte e Curitiba, até a capital federal, Brasília, a Woba abrange uma vasta gama de localizações. Com espaços em 160 cidades, a rede Woba possibilita que profissionais e empresas em todo o país encontrem um ambiente de trabalho adequado às suas necessidades e aspirações. Você leu esse parágrafo e deve estar pensando que este é um publipost, mas não é. A solução deles realmente me impressionou e é digno de nota.

A aceleração tecnológica e a transformação trazida pela pandemia mostraram que o trabalho não precisa estar restrito a um espaço físico fixo. O mais legal é que durante essa semana mundial do coworking, se você não conhece o conceito de dividir o escritório com outras pessoas, você vai poder fazer um teste e experenciar um ambiente colaborativo que esteja cadastrado na plataforma Woba.

O sistema reconheceu a minha localização e apresentou quatro opções bem legais na região.

Vai perder a oportunidade? Procure o seu espaço colaborativo.

Nos vemos amanhã, às 7h!

Atenciosamente,

Prof. Dr. Reginaldo Osnildo - @dr_arquetipo

PS: Fique à vontade para compartilhar suas ideias, pensamentos e histórias comigo. Juntos, faremos dessa jornada algo verdadeiramente especial.

Reply

or to participate.